Sóbrio Curioso

 Seis meses passaram já desde que comecei a não comer açúcar. A minha dieta sem açúcar é não comer doces. Como frutas, mas não tomo sumo, embora ele seja feito apenas de frutas. As fibras são tiradas. Por isso, o nível de glicose no sangue sobe imediatamente depois de tomar algum. E não me importa se comer as comidas cujo sabor básico é salgado mas elas contêm um pouco de açúcar ou o xarope de milho para enriquecer o próprio sabor como o Keckup e os molhos. E como doces nos dias de trapaças, cada uma semana, duas, um mês e etc. antes de que o estresse exploda. Mas os intervalos entre os dias de trapaças estão a alongar. Quanto menos açúcar comer, menos quererá com certeza.       

 

Por causa de não comer açúcar, levanto-me raramente com a intenção urinária durante a madrugado, e o índice de gordura corporal baixou de 9 % para entre 6 e 8%. Em geral, o six-pack aparecerá se o índice de gordura no sangue estiver 10% ou menos. Mas ele não aparece no abdômen dos Yogis. Pelo contrário o tamanho da cintura tornar-se-á pequeno. O meu era 66 cm quando o fiz medir no alfaiate em Junho.  

 

O que faço junto com não comer açúcar é não beber álcool. Na verdade, faço “não beber” com intenção, mas tenho pouca vontade de beber. E tenho menos colegas que me convidem para beber em comparação com quando trabalhava em uma companhia. Bebi 6 vezes ainda neste ano. Bebo dos copos de cerveja ou menos cada vez. A última bebida para mim foi no início de Junho. O álcool é diurético como o açúcar e a cafeina. Portanto, consigo dormir bem.         

 

“Bom vinho faz bom sangue.” ou “Vinho faz bem à saúde. ” veio de um provérbio da Itália cuja população e os gregos comem bem peixes , frutos do mar e azeite de oliva e tomam vinho constantemente. Dizem que a gastronomia mediterrânica é uma razão da saúde deles. E uns outros dizem que os franceses sofrem menos das doenças cardiovasculares do que outras populações porque eles bebem mais vinho que contém muita substância antioxidante. Enquanto um estudo da Universidade de Cambridge que foi publicado na revista Lancet em 2018 diz que não beba nenhum álcool para ser saudável. Em qual pode acreditar? O estudo mas recente deve ser mais correto. 

 

“Sóbrio Curioso” é uma expressão inventada por uma inglesa Ruby Warrington no seu próprio livro cujo título é “Sober Curios”. Ele é um estilo de “Posso beber mas não bebo.” 

Na verdade, o primeiro copo de cerveja é o melhor. O segundo e a terceiro não são..  Muitas pessoas tentam a beber mais do que o que pagaram para a hora-feliz. No entanto, 

 ficará de ressaca no dia seguinte se beber muito. Cheirará mal. Ninguém quer estar perto do senhor. E está tão bêbedo que não consegue escovar os dentes bem antes de dormir.              

 

Os japoneses não bebem muito. 40% deles não têm tanta enzima dentro do seu corpo que o álcool fica desintoxicado. E 5% não têm a enzima para desintoxicar o álcool. Ou seja eles não conseguem beber.  Pertenço àquele 40 %. Eles habituar-se-ão a beber por beber constantemente. Incluindo eu, muitos deles sonham em ser bêbedos legais que consigam saborear as melhores bebidas alcoólicas. Será bom que se pergunte se gosta de beber realmente.