Ninguém é tão velho que não faça algo.

Fui peregrino no caminho de Shikoku a partir do fim de março até ao início de abril. O caminho tem entre 1.100 e 1.200 quilómetros. Tinha andado uns 600 quilómetros. A última viagem começou na cidade de Uwajima e andei uns 300 quilómetros até à  cidade de Mishima. O último caminho inclui uns cursos montanhosos como Hiyori, Hachosaka, Misaka e Yokomine cujos picos ficam a entre 400 e 800 metros de altitude. 

 

 Devido ao cancelamento da restrição depois da pandemia, havia mais peregrinos em comparação com os do ano passado. Havia muitos estrangeiros entre eles. Mas os que peregrinam a pé são muito menos do que os que usam veículos.  

 

Conheci uns peregrinos e caminhei junto com alguns deles.  A maioria deles  está nos seus 60-70 anos. Será difícil para eles fazer a peregrinação antes da aposentadoria. Ela custa tanto tempo quanto dinheiro. A peregrinação de Shikoku demora entre 4 semanas e 6 semanas. O alojamento custa entre 40 e 50 dólares por noite. E a comida….   Em geral os jovens têm tempo suficiente, mas falta-lhes dinheiro. Por mais dinheiro que tenham, eles sacrificam seu tempo e dinheiro para a atividade religiosa? Nunca eu pensei nela com meus 20 e 30 anos. Quanto mais idoso for, mais interesse terá nas coisas culturais, históricas e religiosas. A peregrinação custa a força também. Se os peregrinos idosos tivessem tido mais férias nos seus 40 e 50 anos….   

 

No entanto, os peregrinos nos seus 60-70 anos andavam muito saudavelmente e eles parecem muito jovens. Um com quem andei até à montanha de Hiyori gosta de subir as montanhas e andava mais rapidamente do que eu. Sem ele, não conseguiria chegar ao hotel do dia. Um outro é um holandês que ia cumprir 80 anos este ano, estava na sua sexta peregrinarão.  

 

Dizem que ninguém é tão velho que não faça algo. É verdade!. Meu guru do Yoga, Dharma Mittra tem 83 anos e dá aulas ainda. E sabe fazer muitas posturas super-difíceis. Há muitos outros: a instrutora de ginásio de 90 anos, a YouTuber nos seus 80 anos, a fotógrafa de 90 anos que usa as tecnologias digitais habilmente, o administrador de companhia que abdicou ser Presidente de um banco uma vez e iniciou uma outra companhia cujas ações são listadas no mercado da bolsa e etc. 

 

O que é importante para manter a juventude é manter a relação social em qualquer forma, embora saia da companhia. Os peregrinos idosos que conheci continuam a trabalhar ainda. Trabalhos temporais, cuidar dos netos, atividades voluntárias e etc.. Há muitas coisas a que os idosos se podem dedicar. 

 

Os jovens, as mulheres, os idosos…. Seja quem for pode fazer a sua própria atividade na sociedade. Este é uma propaganda do governo. Umas pessoas, no entanto, destorcem-na. “O governo quer que continuemos a trabalhar até à morte para não pagar a pensão.” De outro ponto de vista, o que ela quer dizer é se assistir à TV em casa todo dia, envelhecerá e pagará muitos medicamentos, 70 % dos quais são pagos por seguro do governo. Nem o governo nem as pessoas não querem pagar os medicamentos. Infelizmente, os japoneses estão internados na última década em média.