Acumular Pontos com as Compras

Pode ganhar um ponto por uma compra de 100 ienes  de compra através do cartão de crédito em geral. Um ponto tem o valor de um iene. Poderá ganhar mais pontos se usar os produtos e os serviços do grupo. A quantidade dos pontos que ganho é 7.3 vezes maior usando o banco do grupo, a companhia de ações do grupo e o celular do grupo. E pagam-se mais pontos se fizer compras nos dias de oferta do mês. Pago com os pontos o mais rapidamente possível antes que eles expirem. O ponto é uma forma monetária. O que o diferencia da moeda atual é o que o ponto não está vivo para sempre. 

Silvio Gesell, um economista alemão propôs que a moeda devesse estar velha como qualquer coisa envelhecia. Foi depois da 1a Guerra Mundial quando Gesell propunha o “Free Money” que se desvalorizasse cada vez que se usasse. A economia estava em caos. Umas comunidades distribuíram os próprios “Free Money”s que se podiam usar dentro de cada comunidade, segundo a proposta de Gesell. Os “Free Money”s circularam mais rapidamente do que a moeda oficial e fizeram ressuscitar a economia de comunidade. Mas o governo estatal que queria controlar a economia do país proibiu que as comunidades distribuíssem as suas próprias moedas. John Maynard Keynes disse que Silvio Gesell seria mais importante do que Karl Marx no futuro

Eu lembrei me do sistema monetário a partir do século XVII até a meados do século XIX no Japão quando conheci Silvio Gesell e o “Free mMoney”. O arroz foi pago aos Samurais como o salário. Eles trocaram-no com as coisas necessárias antes que o arroz se deteriorasse. As moedas de ouro e as de prata usavam-se no Japão naquela época.  O sistema monetário, no entanto, não foi o padrão- ouro mas o de arroz. O trigo foi pago como o salário no Egito Antigo.          

Karl Polany, um antropólogo austríaco cuja obra mais conhecida é “A Grande Transformação” propôs que houvesse duas moedas num país. Uma é para trocar os produtos e os serviços com os países estrangeiros. A outra é para trocá-los dentro do país.  A economia doméstica ocupa quase 85 % da economia nacional do Japão. A dos EUA é maior 88%. Percebo que a de dentro da UE deve ser tão grande quanto a do Japão e a dos EUA. Portanto, a economia deveria funcionar embora 80 % de salário fossem pagos com os pontos que fossem efectivos apenas dentro do país ou da UE. Os pontos expirariam um dia naturalmente. E os pontos circulariam mais rapidamente. Além disso a quantidade monetária seria muito menor e moeda internacional estaria muito menos influenciada pelo risco cambial. 

Nunca tinha ouvido falar de Silvio Gesell nem Karl Polany na escola. Se eu fosse o primeiro-ministro do país e desfiasse passar a lei de pagar uma metade de salário aos funcionários públicos com os pontos, estaria vivo? Abraham Lincoln e John F Kennedy iam distribuir a moeda que o banco central não publicasse mas o governo publicasse.