Os Méritos de Andar

Habituo-me a ouvir os videos de internet sobre não comer açúcar e os sobre não beber álcool antes de cair no sono na cama, para que não seja seduzido pelo açúcar nem pelo álcool. Talvez AI percebesse que ser saudável me interessava. Consequentemente, uns videos sobre os méritos de andar aparecem na lista dos videos aconselhados quando estava na peregrinação de Shikoku. Naturalmente assisti a uns, segundo os quais acontecerão muitas coisas favoráveis à saúde se andar 10.000 passos por dia. Andava mais de 10.000 passos durante a peregrinação. Uma das coisas que acontece no corpo é perder o peso e o índice de massa corporal. Pela experiência, conhecia que o exercício aeróbico como andar, andar de bicicleta e nadar faz rebaixar o índice de massa corporal. O meu índice de massa corporal está em 5%. Há uns dias acabei da peregrinação a pé de Shikoku.   

 

O que acontecerá se fizer a peregrinação a pé? Tem de andar muito mais do que os passos aconselhados (10.000 passos por dia). O peregrino anda entre 20 e 30 quilômetros por dia, ou seja, anda entre 30.000 e 50.000 passos por dia. A peregrinação dura uns 50 dias em geral. O que acontecerá no corpo dele se andar tanto? O corpo estará bem balanceado a meu ver. 

 

Há poucas pessoas cujo esqueleto está bem balanceado. Quanto mais velho for, mais torto estará o esqueleto por os hábitos posturais inadequados terem acumulado no corpo. Se andar muito com o esqueleto torto, terá dor em quaisquer partes do corpo: nos joelhos, na cintura e nos pés. Pelo contrário, começará a pensar como andar o menos cansativamente possível para andar longe. Abandona andar por cauda da dor nos joelhos? Ou, procura alguma maneira de optimizar a sua própria postura para andar? Dizem que uns 10 % daqueles que se decidem a fazer a peregrinação a pé chegam até ao fim.    

 

No meu caso, a perna esquerda e o pé esquerdo estão fracos por eles terem sido machucados num acidente de trânsito há uns 40 anos. Por isso, o movimento do tornozelo esquerdo está pequeno e tenho calos no pé esquerdo constantemente. Habituo-me a usar mais os músculos do lado direito, portanto eles estão sempre tencionados. Especialmente eles estão em muita tensão depois de andar demasiadamente. Tento colocar mais peso no pé esquerdo, mas os calos no pé esquerdo causam dor e os glúteos, os abs e outros músculos do lado esquerdo não conseguem aguentar. E teve dores tanto no joelhos esquerdo quanto no direito. Eu, no entanto, queria ir até ao último templo a pé. Continuei a andar embora tivesse alguns problemas corporais. Misteriosamente, a tensão dos músculos do lado direito, a dor nos joelhos e os calos no pé esquerdo tinham quase desaparecido. Finalmente andei uns 1,200 quilómetros até ao fim.