A Religiosidade dos Japoneses

O qüinquagésimo terceiro templo da peregrinação de Sikoku é o Templo Enmyoji que fica na cidade de Matsuyama da província de Ehime. Há uma estátua de Maria, em frente do qual há a porta e o salão de xintoísmo. Não é especial que haja as coisas de xintoísmo no templo de budismo no Japão. Mas o budismo, o xintoísmo e o cristianismo vivem juntos no mesmo recinto neste tempo. Este expressa bem a religiosidade dos japoneses. O cristianismo, o budismo ou o xintoísmo seja qual religião for tem Deus em comum. Só as aparências são diferentes. 

 

Quanto às religiões, os japoneses são generosos em geral, mas aconteceram alguns eventos nos quais não eram generosos pela sua história longa. Foi em meados do século 16 quando o cristianismo veio para o Japão. Logo depois, o cristianismo mesmo foi proibido pelo governos de Toyotomi e pelo de Tokugawa  ( 1587 - 1867 ).  Ensinam apenas este facto na escola, por isso poucos japoneses sabem que os japoneses convertidos ao cristianismo na quela época atingiram os santuários de xintoísmo e os templos de budismo e sequestraram os japoneses para os vender como escravos. Enquanto a maioria está impressionada pela brutalidade do governo de Tokugawa que solicitou que as pessoas pisassem a pintura de Maria sem hesitação para detectar os cristãos escondidos. Os países que venceram na 2da Guerra Mundial tentam a esconder esta razão inconveniente.     

   

Devia haver os cristãos clandestinos embora a crença deles estivesse proibida. Alguns templos resgataram-nos pela razão humanística. Ou talvez o governo fizesse a conta de ignorá-los depois de meados da era de Tokugawa quando poucos eventos violentos pelos cristãos aconteciam.  

 

O governo japonês depois de Tokugawa tentou modernizar a sociedade e a indústria do país tão rapidamente quanto possível, imitando as europeias. E ele percebeu que a religião nacional devia ser única para centralizar o poder do país como o cristianismo na Europa e escolheu o xintoísmo. Pelo contrário negou o budismo. Portanto o governo solicitou que os monges budistas se convertessem ao xintoísmo e as estátuas budistas fossem abandonadas. Esta é uma história preta do país. Naturalmente não a ensinam na escola.     

 

Ironicamente foi Ernest Fenollosa um professor norte-americano que ensinava nas universidades japonesas, quem criticou esta decisão do país e solicitou que o governo resgatasse as coisas do budismo.  E foi Frederik Starr um outro professor norte-americano que descobriu a estátua de Maria do Templo Enmyoji que tinha estado abandonado por muito tempo. Foi na década de 1920. Não era convenente que ela parecesse a estátua de Maira a um relance durante a era de Tokugawa.

 

Então, os japoneses visitam os santuários de xintoísmo constantemente, fazem o funeral nos templos de budismo e comemoram o Natal. Esta religiosidade dos japoneses é amoral? O Natal, no entanto, tem origem no Kelt antigo.