O Síndrome de Maio

Os japoneses têm muita vontade em Abril em que o ano fiscal e o lectivo começam. Mas alguns ou muitos deles perdem-na em Maio. Porque eles se esquecem da vontade durante a Semana de Ouro a partir do fim de Abril até ao início de Maio, durante a qual há três feriados nacionais. Percebo que a Semana de Ouro é uma razão de roubar-lhes a vontade. O Síndrome de Maio expressa esta situação. Haverá a palavra “o Síndrome de Outubro” nos EUA e na Europa onde o ano lectivo começa em Setembro?

 

Quanto a todas as coisas, é importante a prática constante nos primeiros meses até que esteja profundamente programada como uma das suas rotinas diárias.       

 

Muitas pessoas começam algumas coisas, estimuladas pelos sucessos dos heróis. O que os iniciantes cometem é o volume demasiado da prática diária que eles se decidem a fazer. Quanto mais jovem for, maior será o volume, desejando que chegue ao nível objetivo o mais cedo possível. A sua vontade, no entanto, não continua para sempre. Ele estará decepcionado pela disciplina volumosa do que há a fazer. Uma vez que salte a prática diária, perderá o costume de praticar.      

 

O seu herói não era tão talentoso como ele é agora. O que o fez a pessoa que outras pessoas respeitam é a prática diária sem falta. Mas ele sabe que muitos anos são necessários para chegar ao nível objetivo. Ou seja ele sabe que continua a crescer até ao fim da vida sempre que continue a prática constantemente. O crescimento é maior durante os últimos anos em comparação com o durante os inícios.               

 

Esta situação parece relacionar-se com os juros compostos de investimento. Em caso de investir um capital de 10 mil dólares com a condição de 5% de juro anual, o capital continua a ser 10 mil dólares para sempre, se reembolsar os juros cada ano. Enquanto se re-investir os juros, o capital será 10,5 um ano depois, 12,75 mil 5 anos depois, 16,29 mil 10 anos depois, 26,53 mil 20 anos depois…..  O crescimento parece pequeno aos iniciantes em comparação com o esforço que eles dedicaram. Por isso eles não conseguem esperar os juros do futuro

 

Então, uma situação do juro composto aconteceu-me recentemente. Faço o jejum intermitente ( saltar o pequeno-almoço ) há quase 3 anos. Perdi tanto peso quanto gordura corporal nos primeiros meses. O índice de gordura corporal chegou a entre 11 % e 13 %. Mas ele nunca esteve menor do que 10 % excepto depois de andar muito ( a peregrinação ). Foi em Janeiro deste ano que ele indicou 9 %. Não tinha feito outras coisas especiais. Embora não esperasse que o meu estivesse tão baixo quanto o do Cristiano Ronaldo, o efeito do juro composto aconteceu.

 

Relacionando com este episódio, lembro-me da frase de Hokusai Katsushika que disse com os seus 70 anos.

“Comecei a desenhar quando tinha 6 aos. Nos meus 50 e 60 anos apresentei numerosas pinturas, muitas das quais não são boas. Foi aos 73 anos quando comecei a compreender os esqueletos dos animais, os dos peixes e os dos insetos e as estruturas das plantas. Por isso, a minha habilidade de desenhar continua a melhorar aos 80 e aos 90. Se estivesse vivo aos 100 anos, ela chegaria ao nível divino. Se desenhasse as linhas e os ponto aos 110 anos, else estariam vivos. Oxalá que Deus reconheça que as minhas frases são verdades.”