As Cadeiras

Tenho 12 cadeiras em casa. Queria comprar mais, mas não há assim tanto espaço para colocar umas novas no chão de casa. Porque gosto de cadeiras? Foi no início da década de 2000 quando estava a procurar umas novas para a sala e encontrei um livro escrito por Mayumu Miyawaki, que era arquiteto e tinha colecionado mais que 100 cadeiras. Através do livro conheci muitas cadeiras bonitas como a Y Chair, a Egg Chair, a Swan Chair, a Pelican Chair, a Easy Chiar 45, a Easy Chair 53, a Seven Chair, the Chair, a Ant Chair, a Peacock Chair, a Bear Chair, a Valet Chair e etc. Os desenhadores de cadeira foram Hans Wegner, Arne Jacobsen, Finn Juhl, Nana Ditzel e etc. Eles eram da Dinamarca. Desde então, elas chamam-me a atenção cada vez que veja alguma tanto diretamente quanto indiretamente. Um dia assisti a um video do YouTube em que Ichiro ex-jogador de beisebol e Akio Toyota o CEO da Toyota conversavam sentando-se nas cadeiras Easy Chair 45 que Finn Yuhl desenhou em 1945. As cadeiras eram tão bonitas que não me lembro do que eles conversaram. Ela custa 10 mil dólares ao menos agora e o preço está a subir. 

 

Pode-se sentar nessas cadeiras preciosas nos lugares públicos como no átrio de museu. Assistir às pinturas é o motivo básico para visitar o museu. Sentar-se em cadeiras preciosas é um outro motivo para mim. Visite quem visitar o museu pratica boas maneiras e trata das cadeiras cuidadosamente. Há uns 15 anos quando trabalhava no centro de Tóquio umas 30 cadeiras preciosas foram colocadas no piso térreo de um arranha-céu vizinho àquele em que trabalhava. Qualquer pessoa se podia sentar em quaisquer delas. Gostei muito de me sentar nelas naturalmente. Entre elas houve uma Egg Chair de Arne Jacobsen, cujo material era tecido. Mas manchas iam a crescer nela. A poucas pessoas lhes importam as cadeiras. 

 

Havia uma outra Egg Chair no átrio do aeroporto de Heathrow. A placa de preço estava junta com a própria cadeira: 6,000 libras. Era proibido sentar-se nela. Tinham razão. 

 

Muitas dessas cadeiras foram desenhadas nas décadas de 50 e de 60. 50 anos passaram já. Por isso os produtos genéricos delas produzem-se sem pagar a patente. A Valet Chair de Hans Wegner autêntica é 10 mil dólares ao menos nesta altura. Pelo contrário uma genética dela é 300 dólares. Talvez elas pereçam iguais à maioria das pessoas. Mas não quero comprar as genéricas. Por mais barato que um produto genérico seja, desvalorizará. Enquanto os autênticos nunca perderão o seu valor.  

 

Poucas pessoas entendem o valor das cadeiras. Uns amigos disseram-me: “Porque tens tantas cadeiras?”, “Esta cadeira custa uns 5 mil dólares!?” ….  Um dia encontrei uma dentadura sobre a minha Easy Chair 53 de Finn Juhl na sala. De minha mãe!? Fiquei muito aborrecido!