Os Músculos Abdominais e A Respiração

Os seres-humanos não têm suficientes músculos no abdómen de nascença. Por isso têm de esforçar os músculos abdominais, senão não conseguirão manter uma postura bonita. 

 

Então, como podem esforçá-los? Têm de exercitar o sit-pus todos os dias? Esse exercício é eficaz mas percebo que pode exercitar o abdómen quando respirar. Ninguém consegue estar vivo sem respirar. Será ideal que possa exercitá-lo cada vez que respire. Uma pessoa respira entre 12 e 18 vezes por minuto em geral, enquanto eu que pratico o Yoga respiro entre 2 e 4 vezes. O que faz a diferença? O que eu tento fazer é não só respirar o mais devagar possível, mas também aumentar a força mais possível sobre o abdómen quando expirar. Ou seja, aumento tanta pressão intra-abdominal quanto possível e tiro tanto ar quanto possível quando expirar. Percebo que esforço o abdómen durante o sono também, porque tenho uma impressão de tensão sobre o abdómen quando desperto.     

 

Uma prática  da respiração do Yoga, Kaparabahati que praticam no início da aula do Yoga, é eficaz para saber como aumentar a pressão intra-abdominal. Como fazer o Kaparabhati é assim: Puxar a barriga para trás fortemente  com a pressão intra-abdominal.  O ar sai pelas narinas. Relaxar a barriga. O ar entra no corpo automaticamente. Repetir este processo o mais rapidamente possível. Um iniciante sentirá algum cansaço no abdómen depois de o ter repetido 100 vezes. No entanto, habituar-se-á ao Kaparabahati se o continuar por umas semanas, e a respiração tornar-se-á mais profunda. Além disso, a barriga estará lisa com o abdómen bem tensionado. 

 

Umas das práticas mais avançadas do movimento abdominal são o Uddiyana-banda e o Nauri que demonstro às vezes na aula. Procure e conheça-os pela internet. Verá o movimento da barriga como se uma outra criatura morasse nela. Percebo que tenho dois movimentos naturais dos intestinos ou mais por dia devido à prática do Yoga.