A COVID-19

Os casos da infeção com a Covid-19 estão a aumentar rapidamente no Japão. Há menos casos ainda em relação aos outros países, mas há entre 40 e 70 mil casos por dia. Enquanto havia uns 10 nos últimos meses do ano passado. Por isso o governo do Japão solicita novamente aos cidadãos saírem de casa o menos freqüentemente possível e os restaurantes, aos bares e aos lugares públicos que fechem às 8 da noite. No entanto, ninguém será multado se não respeitar a solicitação do governo.

 

A difusão da pandemia desta vez começou na província de Okinawa e naquela de Yamaguchi. Uma coisa comum entre as duas províncias é que os bases dos Fuzileiros Navais dos EUA ficam lá. O governo do Japão não pode fiscalizar os soldados norte-americanos antes de eles entrarem no Japão segundo o Tratado de Segurança entre os EUA e o Japão. Os meios de comunicação não falam muito sobre esta coisa. Talvez eles não queiram falar mal dos EUA. 

.      

Dizem que um vírus novo se torna menos venenoso de uma geração para a próxima em geral. Ele não conseguirá sobreviver se matar os hospedeiros. Há uns 200 casos dos internados por causa da COVID-19 em relação a uns 70 mil infetados por dia. Os infetados com a COVID-19 devem ser tratados tão especialmente nos hospitais como os que têm tuberculose, porque ela está categorizada no nível 2 ainda. Se os casos com ela continuarem a aumentar tanto como neste momento, os recursos médicos ficarão esgotados. Muitas pessoas desejam que ela esteja categorizada no nível 5 tão baixa como a gripe. Mas o governo está cauteloso ainda para renovar a categoria. 

 

Os cidadãos respeitam a solicitação do governo?

 

O Novak Djokovic do ténis não pôde jogar no Torneio Aberto da Austrália por não se ter vacinado e teve de ficar de quarentena da perpetração da Austrália. Ele solicitou uns 5 milhões dólares ao governo da Austrália por o ter tratado sem dignidade. E o quarto em que estava trancado não era higiénico, segundo ele.  Uns 10 mil comentários foram escritos na internet. A maioria deles foi crítica contra o próprio Djokovic. “Ele e arrogante.” “Seja quem for deve respeitar as regras.” “Se quiser viajar para os países estrangeiros, tem de se vacinar. ”….. Pude ler a vingança de quem escreveram  entre as linhas para o fortíssimo Djokovic. A dieta do glúten-free foi bem divulgada por ele. E ele diz que consegue ser o melhor jogador de ténis devido à dieta do glúten-free. Imagino que ele não quer ingerir as coisas venenosas no corpo e se opõe à vacinação. Os meios de comunicação, no entanto, não falam muito sobre o perigo da vacinação. Pelo contrário dizem aos cidadãos para se vacinarem para vencer a pandemia, e criticam aqueles que se opõem à vacinação. 

 

Então a vacina é eficaz? Muitos japoneses percebem que sim, e esperam a terceira vacinação. Enquanto alguns pensam que o desenvolvimento da vacina foi tão rápido que as companhias de medicamento não puderam experimentá-la suficientemente. Muitas pessoas infetaram-se com a Covid-19 embora elas se vacinassem duas vezes.

 

Tempu Nakamura, filósofo, médico e Yogi negou a vacinação embora pagasse a multa na década 60. Ele escreveu muitos livros, e admirado por muitos líderes japoneses e o Shohei Ohtani, o melhor jogador de beisebol.