Os Costumes Higiénicos (ポルトガル語)

Há uns 2.000 infetados do novo coronavírus e 54 vítimas dele no Japão no dia 31 de março de 2020. Enquanto há mais de 97,000 infetados na Itália e mais de 130.000 nos EUA.  

 

Porque há muito menos infetados no Japão em comparação com outros países. Alguns dizem que os infetados devem estar ocultados. Porque o Japão fica mais perto da China e deixou a porta aberta para os chineses entrarem no Japão no fim de Janeiro e Fevereiro. Enquanto muitos países a fecharam imediatamente quando a notícia da Covid-19 se divulgava pelo mundo. E o governo do Japão diagnostica só os suspeitos que levem as sintomas da doença. 

 

Eu acho que o porquê de poucos infetados no Japão é os costumes higiénicos. 

 

Os japoneses banham-se todos os dias. 

 

Muitos japoneses cobrem o nariz e a  boca com a máscara. No inverno há mais japoneses com a máscara do que aqueles sem ela. Todos deles não estão constipados, mas põem-na tanto para não estarem infetados quanto para não infetarem outrem. Muitas empresas e companhias aconselham que os empregados usem a máscara. Talvez aos estrangeiros lhes pareça estranho se os empregados trouxerem a boca coberta na presença dos clientes. Mas a poucos japoneses lhes parece estranho. Enquanto poucas pessoas usam a máscara na Europa. 

 

Uma prática higiénica para evitar epidemias é lavar as mãos antes de comer. Ela é bem praticada no Japão. Nos restaurantes os garçons servem os clientes com as toalhas higiénicas e taças de água. Quando comprarem sanduíches e outras comidas, toalhas higiénicas de papel acompanham. Nunca me servem com as toalhas nos restaurantes na Europa nem nos EUA. Portanto não tive oportunidades de lavar as mãos antes de comer fora de casa excepto no Japão. Vi poucas pessoas lavar as mãos. Elas tinham tocado em dinheiro para pagar. 

 

Os contactos corporais entre as pessoas e os animais causam epidemias. 

Apertar a mão é comum na Europa, mas os japoneses não apertam a mão. O que eles fazem quando encontrarem com os amigos é inclinar a cabeça.

Apertar a mão expressa a amizade mostrando nenhuma arma na mão direita. Têm razão. Mas os japoneses não o fazem frequentemente, nem abraçam nem beijam. Do ponto de vista dos seres, eles estão felizes enquanto alguém os tocar. Os japoneses não gostam de “Skinship”?  Não! A massagem é mais popular no Japão e há tantos sex-shops como nos outros países. Deve haver mais. 

 

Percebo que os japoneses antigos sabiam que os contatos corporais causavam epidemias pela experiência. Portanto eles continuam a manter alguma distância social.