Os Impostos (税金について-ポルトガル語)

A partir da segunda semana de Fevereiro ate à segunda semana de Março os residentes no Japão têm de declarar as rendas ao governo para finalizar os impostos que devem pagar. E alguns japoneses estão ocupados. Porquê alguns? Porque os salários são pagos depois da retenção de impostos sobre a renda, portanto os empregados não precisam de visitar a Repartição de Fianças todos os anos. Eles têm ocasionalmente a oportunidade de serem reembolsados dos impostos, mas ela acontece-lhes poucas vezes na vida. 

 

Segundo a pesquisa dos jornais e das emissoras de TV, poucos japoneses sabem como os impostos são usados. Talvez eles não dediquem muita atenção aos impostos porque as empresas pagam-nos por eles. Pelo contrário os cidadãos dos países estrangeiros dedicam muita atenção aos impostos porque eles pagam-nos diretamente. Certo? Não sei quanta atenção as pessoas do mundo dedicam. Mas é certo que muitos japoneses não sabem bem como o governo usa os impostos. 

 

O governo japonês começou a retenção de impostos antes da Segunda Guerra Mundial para prepará-la financeiramente. E ela continua ainda. Se eu tivesse uma empresa, reclamaria perguntando por que razão a minha empresa tem de calcular os impostos para os empregados! Sobretudo não ouço nenhuma reclamação sobre a retenção de impostos. Ela é tão natural que os japoneses tenham nenhuma dúvida sobre ela? 

 

O governo japonês elevou a taxa de impostos sobre o consumo de 8% para 10% em outubro de 2019. A população japonesa está a envelhecer como os outros países avançados. O seu envelhecimento é mais rápido do que noutro países. Portanto o governo precisa de dinheiro para os medicamentos e as pensões para as pessoas idosas. Esta é a razão para a elevação da taxa de impostos sobre o consumo. A renda nacional aumentará? Quanto mais alta for a taxa de impostos sobre o consumo, menos se venderão? Infelizmente, os índices económicos têm caído recentemente. 

 

O que é pior é que há algumas pessoas que conspirem despesas extraordinárias no gabinete. A reforma de lei sobre os impostos deve ser uma boa oportunidade para elas. Na verdade elas fizeram uma outra lei passar pelo Parlamento para ajudar as crianças com a mensalidade gratuita de ensino. Se o governo ajudar as famílias jovens financeiramente, elas terão mais filhos. Este é a razão delas.  O governo poderá ajudar as pessoas idosas também? Ouço poucas críticas sobre esta lei. Porque muitos cidadão não dedicam atenção a como os impostos são usados!?

 

Do ponto de vista dos senadores e da burocracia, quanto mas dinheiro gastarem, melhor será. A população que paga os impostos estarão irritada, se eles pensarem assim. 

 

Quanto mais simples for a lei de impostos, melhor será. Recentemente o Presidente Russo Putin chamou alguns peritos de economia dos EUA e simplificou-a. Não há nenhuma regra sobre impostos reembolsáveis  mas há duas ou três taxas de impostos sobre a renda só. Por fim a renda nacional aumentou. 

 

Ha muitas regras sobre impostos reembolsáveis no Japão. Vou dar um exemplo! A Toyota inventou um carro de EV MIRAI ( futuro em japonês ). Não explico o mecanismo deste EV. Ele custa 60 mil euros. Sobretudo, o governo ajuda com 15 mil euros para quem quiser comprá-lo. 15 mil euros são pagos pelos impostos. A tecnologia ambiental de EV MIRAI é tão nova que ela precisa de ajuda financeira do governo. Esta é a razão. Se pensar no ambiente, anda! Qual tipo de carro, EV, ou pequeno causa os impactos no meio ambiente quando forem produzidos. Esta regra não é para o ambiente mas para a Toyota que dá muita doação política ao partido governante. As leis sobre impostos reembolsáveis são feitas para as indústrias que dão muitas doações políticas.

 

Mas eu não compraria MIRAI se tivesse tanto dinheiro, porque o desenho dele é feio.