A Leitura

As pessoas contemporâneas devem estar tão ocupadas que não podem ler livros? Segundo algumas pesquisas sobre a leitura, uma metade da população lê um livro ou menos por mês tanto nos EUA quanto no Japão. Segundo uma outra pesquisa, um aluno da escola primária lê uns três livros por mês no meio, enquanto um da secundária lê uns 1.6 livros. Quanto mais velho for, menos lerá? Os alunos da primária são tão inocentes que eles obedecem ao que os mestres lhes que dizem. “Leiam muito, e serão inteligentes.” Os da secundária preferem jogar a ler?! Finalmente uma metade da população abandona a leitura.        

 

Dizem que o vocabulário e o entendimento se acumulam pela leitura. Segundo um estudo recente, ela deve reduzir tanto o estresse quanto o risco de ser demente.  Leio uns 10 livros por mês. Não percebo que leio muito. Mas  quero escrever sobre a leitura. 

 

No início, quanto pago para a leitura? Eu, tanto compro livros na livraria quanto peço uns emprestados na biblioteca. E compro alguns na feira também. Recentemente comecei a ler livros elétricos no i-pad. Prefiro livros de papel aos digitais ainda, mas eles são bem práticos. Pago uns 40 euros por mês. 

 

Em geral as pessoas começam a ler um novo livro quando tiverem lido o último. Eu, no entanto, leio dois ou mais livros paralelamente. Ponho um na mesa para o ler em casa. Deixo um outro no bolso para o ler quando estiver fora de casa. E leio um outro no i-pad às vezes. Sinto-me como se assistisse a três telenovelas. E leio os livros que tinha lido antes de novo às vezes, como se assistisse a um programa no re-ar. Quanto mais vezes ler, mais profundo estará o entendimento.   

 

As pessoas ocupadas falta-lhes o tempo para ler.  Muitas pessoas leem quando estiverem nos seus caminhos entre casa e o trabalho ou a escola. Mas eles podem ler confortavelmente no comboio ou no autocarro? Os veículos tremem. Portanto os olhos tremem. Esta maneira de ler causará dor nos olhos, não?  Leio no comboio, mas paro de ler quando não estiver confortável. Contudo, habituo-me à leitura entre 30 minutos e uma hora depois de que me levantar de manhã. 

 

Para quem estudar algum idioma estrangeiro ler livros escritos no idioma que estuda é bom. Não paro de ler cada vez que encontrar novas palavras para consultar o dicionário, porque não quero perder a cadência da leitura. E tento a imaginar o contexto. Consulto o dicionário, quando ficar perdido. Estudo os significados segundos ou terceiros das palavras que tinha estudado às vezes. Graças à tecnologia, os livros estrangeiros são acessíveis através da inter-net. 

     

Ler todos os dias, ler dois ou mais livros paralelamente, ler livros de novo e ler livros nos idiomas estrangeiros são minhas sugestões para ler mais.