Pelé e Paz

Sinceramente mando meus pêsames ao Pelé que faleceu em 29 de Dezembro 2022 aos 82 anos. O governo brasileiro do Sr.Bolsonaro decidiu o luto nacional de 3 dias a partir do falecimento dele. Ele tinha decidido colocar a bandeira nacional a meio-mastro imediatamente após do assassínio do Sr. Shinzo Abe ex-primeiro-ministro em Julho de 2022. Enquanto o governo japonês estava a perguntar-se o governo deve solicitar o luto nacional aos japonês ainda. Os brasileiros são uma das populações mais emocionais do mundo.  

 

Então, muitos artigos sobre o falecimento dele circularam pela internet. Fiz entrei em contato com alguns websites dos jornais brasileiros. Se não falasse português, não teria conhecido tantos aspetos do Pelé como os brasileiros. 

 

Segundo uma história do Pelé coberta pela Folha de São Paulo, a Angola que estava em guerra acordou no cessar-fogo, para assistir aos jogos do próprio Pelé na Copa Mundial de 1978. 1978!? O Pelé tinha saído da seleção já!? Tentei a visitar o site de novo para ter a certeza, mas tem de se pagar. Então, lembrando-me do que tinha lido, os angolanos preferiam assistir à Copa Mundial a lutar. Consequentemente o Pelé foi eleito como o embaixador da Paz pela ONU.

 

Quanto ao Pelé e a Copa, quando a primeira canção da Vossa Nova “Chega de Saudade” se lançava, os brasileiros ficaram emocionados com a Copa da Suécia de 1958 no qual o próprio Pelé jogou bem o Brasil ganhou, sendo o campeão pela primeira vez. O Pelé tinha 17 anos. Depois da Copa a Bossa Nova começou a chamar a atenção. Desde então o Pelé jogou na seleção até a 1977. Duas décadas! É natural que o chamem o Rei de Futebol.  

 

O mesmo jornal coloca uma foto do Pelé junto com o Maradona e o Vladimir Putin, que foi tirada em 2018 quando se realizava a Copa na Rússia. A Argentina ganhou o campeonato na Copa de 2022. Se o Maradona estivesse vivo…. O Sr.Putin telefonou ao Sr.Fernandez o presidente argentino para dar os parabéns. O artigo deste episódio circulou-se pela internet no Japão. Uns 100 comentários negativos foram escritos: Putin não está privilegiado para homenagear os eventos da paz. Eu marquei tantos dislikes em aqueles comentários quanto possível, e comentei assim: “A Argentina tem sofrido pelo capitalismo violento dos EUA. A Rússia está a lutar com ele mesmo agora. Esta homenagem não é para dar os parabéns só.” O meu comentário recebeu 16 likes, enquanto 13 dislikes.        

 

Segundo a última notícia, o Putin anunciou oficialmente que está preparado para acabar com a guerra. Os meios de comunicação de main-stream tratam pouco deste anúncio.  Enquanto o Zelensky da Ucrânia foi convidados para os EUA no fim de 2022 e fez um discurso no Parlamento dos EUA para os norte-americanos ajudarem a guerra. Os EUA estavam na onda de frio. E o pacote das leis coletivas de 1.65 triliões dólares que incluiu a ajuda financeira para a guerra da Ucrânia foi aprovado na câmara baixa dos EUA, na qual haverá mais republicanos a partir de 3 de Janeiro 2023. 

 

Vendo a foto do Pelé, o Maradona e o Putin, desejo firmemente que a guerra termine tão cedo quanto possível. Continuá-la ou não depende da Ucrânia e do Zelensky o Baiden. 

Novamente mando meus pêsames ao Pelé.