Continue e Melhorará

Dizem < pratique alguma coisa todos os dias e será especialista dela.> Muitas pessoas prometam dedicar-se a alguma coisa no início do ano. Quantas delas, no entanto, a continuam até ao fim do ano? Eu decidia-me a praticar algumas coisas no início do ano ou do ano fiscal quando era pequeno como jogging, leitura, ouvir a aula de inglês na rádio e etc. Mas abandonava na volta do ano. Porque abandonei? Um erro que os jovens cometem é a prática voluminosa diária que eles se decidem a fazer. Quanto mais praticar, mais cedo melhorará. No entanto, não melhoram como esperam. E eles são seduzidos por outras coisas. O desafio novo deve ser leve. 

 

Há um ano e meio continuo a citar o mantra do budismo (Hannyashingyo) todas as manhãs em frente da estátua do Buda em casa . O peregrino budista tem de o citar cada vez que visite os templos. No início citava-o lendo, mas cito-o de memória agora. Demora uns 3 minutos. Sinto-me que a minha citação está a melhorar tanto na cadência quanto na pronúncia ainda. 

 

 Uma outra prática minha nova é usar o guarda-dentes quando durmo. Ele protege o ranger dos dentes no sono. Esquecia-me de usá-lo porque sentia-me estranho com ele nos dentes no início. Agora sinto alguma impressão na qual os dentes rangiam, se não o usar. Por isso, sinto-me estranho sem o guarda-dentes na cama agora. Quando começar uma prática nova, esquece-se de fazê-la, porque ela não é bem programada como uma das suas rotinas diárias. O que é importante é continuar a prática nova até que a faça sem intenção.

 

Voltando ao mantra Hannyashingyo, ele é composto de 260 caracteres chineses, apresentando bem a filosofia do budismo, e veio para o Japão através da China no século 8 desde o qual ele continua a ser citado amplamente. Originalmente ele foi escrito em sânscrito que se falava na Índia quando o budismo nasceu. O título original dele é Prajnaparamita, cuja pronuncia se transformou para Hannyashingyo. Os dois não são parecidos!?

 

Os mantras sânscritos são citadas antes de praticar o Ioga ainda, embora a língua sânscrita não se fale nesta altura na Índia mesmo. Cito alguns também. O som do sânscrito é bem bonito.          

Então quero citar o mantra do budismo Prajnaparamita e espero que o cite de memória no fim de 2023.