Acreditar na TV (ポルトガル語)

 “Marcaste a vacinação ja?”

“Não consegui ainda entrar em contacto?”

“Podes fazer a reserva através da internet.”

“Não estou acostumado ao computador. Sou tão velho!”

Ouço a conversa sobre a vacinação contra a Covid-19 muito frequentemente na rua nesta altura. Ela deve ser o tema que chama mais a atenção das pessoas. Conheço poucas pessoas que  decidem em não se vacinar. Ainda que se vacine ou não, haverá riscos. Uns médicos alertam para os riscos da vacina contra a Covid, cuja invenção foi tão rápida que eles suspeitam que alguns processos necessários fossem pulados. O Dr. Montagnie, que recebeu o Premio Nobel de Medicina por ter descoberto o vírus de HIV, alerta os riscos da vacinação. Mas quase todos amigos da minha mãe dizem que se vão vacinar. “Porquê? ” Muitos deles vivem mais do que a esperança média de vida. Porque eles vão vacinar-se? Porque eles devem aguentar a dor quando os picar na pele a agulha da injeção? Se um deles decidisse em não se vacinar, poderia economizar algum orçamento nacional da vacinação. Ele poderia ser usado para os jovens. Os idosos, no entanto, não pensam na opção de não se vacinar. “Porquê?”

 

Conversei sobre a vacinação com uma tia minha nos seus 80 anos de idade. Ela disse-me depois de ouvir a minha opinião:  

“ Tu queres que os idosos estejam mortos!”

“????”

Não entendi por qual caminho ela chegou a esta reação. Por causa da Televisão! Analisando as opiniões dos idosos, tenho a certeza de a TV ter influenciado os idosos. Por causa da Covid, muitos idosos estão em casa na frente da TV, que está a falar sobre a Covid todo dia, mas não tratam das desvantagens da vacina. O que a TV diz é que a pandemia acabará se todos os cidadãos se vacinarem.     

 

Dizem que quanto mais anos tiver, menos duvidará. Embora a TV engane e oculte as coisas importantes, eles acreditam na TV. E é natural que muitas idosas estejam envolvidas nos crimes fraudulentos, em que tentam roubar dinheiro em nomes dos seus filhos ou dos sus netos.     

 

Quero que eles saibam que cada coisa tem tan aspectos positivos quanto os negativos. Não so’ através da TV e dos jornais, mas também através da internet e dos livros, podem conhecer alguma coisa e a analisar os pontos diferentes de vista. Percebo que qualquer vacina tem mais desvantagens do que as vantagens.