O exercício é bom para a saúde. Especialmente, o aeróbico como andar, correr, nadar e andar de bicicleta faz rebaixar muito o índice de massa corporal. Um mínimo de uma hora a andar diariamente mantém o índice de massa corporal baixo, segundo muitos médicos e treinadores da saúde que falam sobre os méritos de andar nos videos da internet. Analisando-os junto com a minha experiência, o índice está menor por entre 0.5 e 1 % quando tiver andado muito em comparação com o que meço quando tiver andado pouco. Depois da peregrinação de uma semana ou mais, ele está muito menor. No entanto, muitas pessoas percebem que não conseguem encontrar tanto tempo para andar, embora entendam os méritos disso.
Como pode arranjar tempo para andar? Quem tiver cão habitua-se a andar com ele diariamente, mas muitas pessoas não têm cão. O que eu faço é andar em caso de andar de bicicleta e andar de bicicleta em caso de andar de carro para o deslocamento diário. Ando se a distância da viagem (ida e volta) for 5 quilômetros ou menos. Ando de bicicleta, se ela for 30 quilômetros ou menos. Naturalmente uso carro, quando chover e quando tiver muita carga para levar comigo.
O carro pode economizar o tempo em comparação com andar a pé e de bicicleta? Vamos ver. Ele rouba seu tempo para tirá-lo da garagem e a manutenção. Tem de encher a gasolina quando estiver esgotada. E tem de trocar os lubrificantes constantemente. E tem de lavá-lo quando estiver sujo. Quanto mais andar de carro, mais tempo e mais gasolina lhe custará. Além disso, tem de parar o seu carro em frente do último da fila quando o semáforo estiver vermelho. Se andar a pé ou de bicicleta, poderá chegar até à frente do próprio semáforo andando pela calçada ou pelo passeio. E pode andar nos caminhos em que os carros não podem andar. Há pouca diferença, escolha que transporte escolher para o deslocamento dentro da cidade.
Muitas pessoas usam carro e bicicleta quando fizerem compras, porque elas têm de levar muitas coisas até a casa. Se fizer compras mais freqüentemente, a carga que tem de levar será tão pequena que consegue levá-la na bolsa a pé. Além disso, não precisará o estoque e da geladeira tão grandes para poder guardar tanta comida. E diminui-se a possibilidade de deixar as comidas cujas datas de expiração já passaram na geladeira.
Quanto à natação, dizem que ela é boa porque há menos riscos de lesões movendo-se na água. Mas eu não nado na piscina, porque a água dela está esterilizada com o cloro, por causa do qual o cabelo fica áspero e a pele fica pegajoso depois da natação. E não se pode usar a natação para o deslocamento, mas tem de ir à própria piscina.
Ando a pé e de bicicleta mais do que ando de carro. Por isso, ligo o motor de carro às vezes para que a bateria não fique descarregada, ironicamente.