O Grupo dos Superiores 10%

Dizem que um de 10 peregrinos que decidem fazer o caminho de Shikoku chega até ao fim sem usar outros transportes excepto os seus próprios pés. 

Quanto aos especialistas certificados como os médicos, os advogados, os contabilistas, os farmacêuticos, os acupunturistas, os nutricionistas, os arquitetos, os intérpretes e etc., eles passaram os exames cuja taxa de aprovação está 10% ou menos. Completar o caminho a pé vale tanta a pena quanto ser um destes especialistas.  

 

Todas as pessoas pertencem ao grupo dos superiores 10 % em algumas categorias. Posso perceber que há umas categorias nas quais pertenço ao grupo dos superiores 10%. Uma delas é o índice mais baixo de massa corporal. O meu flutua entre 5 e 7 %. Embora nunca tinha ainda encontado a estática sobre o índice de massa corporal e a população, percebo que aqueles cujo índice está 10% ou menos não superam 1 % da população. 

 

O que lhe acontece quando o índice de massa corporal estiver em 10%? Terá o six-packs no abdómen. No entanto, ele não aparece no abdómen do Yogi cujo exercício básico não é para os músculos exteriores mas para os interiores. Sobretudo há duas linhas laterais no meu abdómen e a minha cintura é fina de 65 centímetros. 

 

Estou nos meus 50 anos. Muitos dos meus contemporâneos perguntam-se porque não conseguem emagrecer bem em comparação com quando eles eram jovens. Quanto mais velho for, menos gordura será metabolizada. Portanto, queria escrever as minhas práticas que posso perceber para reduzir a gordura e o peso.

 

Duas refeições por dia

Há 3 anos e meio comecei a saltar o pequeno-almoço. Não tinha fome de manhã cedo e conheci o jejum intermitente e os méritos dele naquela altura. Um deles é reduzir a gordura. Quando o estômago ronca com fome, usa-se a gordura pelo carboidrato como a energia. Perdi uns 10 quilos e uns 4% do índice de massa corporal em 6 meses. O meu índice de massa corporal reduziu até a 11%. Ele reduziu até a 10% no início deste ano.  

 

O jejum de 3 dias  

Faço o jejum de 3 dias cada 3 ou 4 meses. Perco uns 3 quilos e a minha cintura fica em 62 centímetros depois do jejum. Um dos méritos do jejum é desintoxicar o corpo. Os alimentos não entram no corpo durante o jejum nem as substâncias tóxicas também. Entretanto elas são deixadas fora do corpo. Quanto menos substancias tóxicas tiver no corpo, mais gordura poderá ser metabolizada. E sinto-me muito bem quando termino o jejum, como se a neblina desaparecesse da cabeça. Ninguém pode sentir esta clareza se não fizer o jejum. 

 

Não beber álcool

Um estudo publicado na revista Lancet em 2018 diz que não beba nenhuma gota de álcool se quiser ser saudável.   

 

Não comer açúcar

O açúcar é tão venenoso quanto o álcool e o tabaco. E eles causam quase todas as doenças. Mas haverá poucas opções para comer se eu que sou vegetariano fizer a dieta sem açúcar. Por isso não me conseguia decidir a fazê-la. Enquanto queria conhecer o que acontece comigo se a fizer. E queria demonstrá-lo aos meu amigos que estavam sofrendo da alergia ao pólen, embora eu não sofra dela.  Uma coisa que aconteceu comigo foi ter raramente a intenção urinária durante o sono. E o Brain Fog desapareceu como depois do jejum. E perdi mais gordura. O índice de massa corporal reduziu-se até a 8% em 6 meses.     

          

Exercício aeróbico 

Os exercícios aeróbicos como andar, correr, andar de bicicleta e nadar fazem baixar muito o índice de massa corporal. Depois da peregrinação perco 1 ou 2 % do índice de massa corporal. Ando entre 20 e 30 quilómetros por dia, entre uma e duas semanas com uma mochila grande às costas. Mas não perco o peso ou engordo um quilo mais ou menos. A gordura deve ser transformada para os músculos.   

 

O índice ideal de massa corporal será entre 15 e 20% para ser saudável. Portanto queria que fizesse algumas práticas minhas para reduzir o índice ao nível adequado.