A camisa branca, o chapéu de palha em forma de cone, a bolsa branca e a bengala de madeira. Eles são os itens que os peregrinos de Shikoku compram no primeiro templo do caminha e usam em comum. “同行二人(DOKOFUTARI)” está escrito em cada um deles. “DOKOFUTARI” quer dizer que o Mestre Kobo sempre está consigo ( embora esteja sozinho). Foi o Mestre Kobo que andou o caminho de Shikoku há mais de 1.200 anos e fundou os templos que os peregrinos visitam.
Naturalmente, usar os itens ou não depende de cada peregrino. Mas é melhor usá-los, com que poderá ser identificado e respeitado como peregrino pelos vizinhos, alguns dos quais lhe dão algumas merendas. E indicar-lhe-ão o caminho correto se estiver perdido. E você poderá identificar outros peregrinos com os itens também. Uma vez que conheça um outro, poderá caminhar junto com ele. E a dor nos pés consolar-se-á enquanto estiver a caminhar e a conversar com alguém. Os peregrinos têm coisas em comum para contar. O que é que lhe faz a peregrinação? Quantos dias demora até hoje? Primeira vez? e etc. O Mestre Kobo traz-lhe amigos.
Muitos daqueles que desafiam a peregrinação gostam de subir as montanhas e da caminhada. Eles devem saber como caminhar bem nas montanhas. E a sua caminhada melhorará imitando o que seu amigo faz.
Conheci uns peregrinos com quem pude caminhar junto nesta viagem. Um foi aquele com quem caminhei até à montanha de Hiyori. Uma outra foi aquela com quem subi a montanha de Yokomine no pico da qual fica o templo Yokomine a 760 metros de altitude. Ela é norte-americana nos seus 20 anos, bombeira das montanhas e maior do que eu se ela não se importar com minhas palavras. Ela contou-me sobre a sua profissão. Nas montanhas norte-americanas acontecem os incêndios às vezes. Por menor fogo que seja, ele queimará toda a montanha nos casos infelizes. O que os bombeiros das montanhas fazem é ajudar os vizinhos na evacuação e cortar as árvores para o fogo não queimar mais. Habitou-se a caminhar nas montanhas constantemente para trabalhar bem nelas.
Naturalmente a caminhada dela foi bem rápida. Misteriosamente a minha caminhada tornou-se quase tão rápida quanto a dela e tinha-me esquecido da dor nos pés.
Poucos incêndios das montanhas acontecem a partir de Novembro até a Abril, durante os quais os bombeiros das montanhas podem ter férias. Ela gosta da cultura japonesa e prefere a natureza às cidades, por isso escolheu a peregrinação de Shikoku como o destino das ferias. E tinha estudado algumas frases e palavras japonesas mas elas não eram suficientes. Ensinei-lhe algumas mais. Espero que a ajudassem bem.
Cada vez que escrevo um texto em português que a minha professora portuguesa (amiga) corrige, traduzo-o para espanhol. E apresento-o na tertúlia da língua espanhola da minha comunidade cujos membros são aqueles que moraram nos países hispano-falantes, os estrangeiros dos países hispano-falantes e aqueles que estudam a língua espanhola. Tenho a certeza que alguns amigos da tertúlia são incentivados pelos meus textos para escrever espanhol. Escrever ou não depende de cada membro. Mas sinto a vontade deles para se expressarem nas línguas estrangeiras tão fluentemente quanto em japonês. Os amigos levam a habilidade dos outros amigos.