Aprender a História

Para que aprendemos a História ? Uma razão é prever o que acontecerá no futuro analisando a consequência dos eventos que aconteceram no passado. O que acontecerá em consequência da Guerra entre a Rússia e a Ucrânia? E que temos de fazer? Aprendendo a História a Rússia desta altura parece-me a Alemanha e o Japão quando eles estavam antes da 2da Guerra Mundial e lutavam durante ela. Enquanto a Ucrânia parece-me a Polônia e a China.  

 

Os EUA fizeram sanções económicas contra o Japão, porque ele invadira a China. Porque o Japão destacou as tropas para China? A China daquela altura não tinha o governo oficial com o qual outros países pudessem negociar. Ou seja, a China estava uma anarquia. Naturalmente delinquentes e crimes aumentaram e uns eventos em que muitos japoneses foram atacados e mortos pelos bandidos chineses aconteceram. Consequentemente o Japão e a China entraram em guerra. E Os EUA acusaram o Japão punindo-lhe com sanções económicas. Por muito que o Japão tentasse a explicar aos EUA diplomaticamente, eles deixaram a porta fechada. 

 

 Quanto à Alemanha , os países vencedores da 1r Guerra Mundial impuseram-lhe um pénalti astronómico pelo Tratado de Versalles, por causa do qual a economia dela estava quase morta. Nesta situação os alemães escolheram Adolf Hitler cuja promessa política era reforçar a economia, a indústria e as forças armadas. Ou seja “Make Germany Great Again”! “Fazer a Alemanha Forte Novamente”. Danzig e Sudetenland em que mais alemães moravam do que os poloneses e os checos pertenceram à Polónia e à Checa pelo Tratado de Versalles. Os alemães ficavam discriminados nas regiões separados. No início Hitler solicitou soluções pacíficas. Mas o assédio contra os alemães continuou naquelas regiões. 

 

O que os países poderosos têm de fazer é intervir nos países em guerra diplomaticamente. No entanto, o que Inglaterra e os EUA fizeram foi emprestar as munições à China à Polónia e ao Checo clandestinamente. 

 

O jornalismo mantém a neutralidade? Os meios de comunicação tratam do Zelensky da Ucrânia como o herói enquanto tratam do Vladimir Putin da Rússia como o inimigo. Devido a eles, a maioria das pessoas que moram nos países incluindo o Japão estão em favor da Ucrânia e das sanções rígidas contra a Rússia. Lembre-se de Pearl Harbor. A maior opinião pública dos norte-americanos tornou-se em favor de os EUA entrarem em guerra por causa do ataque do Japão em Pearl Harbor. Franklin Roosevelt (FDR) o presidente norte-americano tinha-se comprometido que os EUA nunca destacassem os jovens norte-americanos para a guerra desde a eleição presidencial. Mas FDR estava contente quando foi informado do ataque do Japão segundo alguns testemunhos. 

 

 O Putin solicitou à NATO para a Rússia participar da NATO. Se ela tivesse aceitado a solicitação do Putin, a NATO teria perdido a razão da sua existência. Ela teria sumido. Ideal! Ninguém quer a guerra exceto, exceto uns que estão relacionados com a produção e o tráfico de munições.