O Ponto de Vista da História (ポルトガル語)

O que estudamos nas aulas da História é contado do ponto de vista dos vencedores. Naturalmente a histórias que nos contam está em favor dos EUA tanto no Japão quanto na Alemanha. Se desse algum comentário em favor do governo japonês ou do alemão do tempo da guerra, atacá-lo-iam definitivamente. O que as tropas japonesas e as alemãs fizeram durante a guerra não deve ser admirado. Enquanto o que as norte-americanas e as da união-soviética fizeram é admirado? Deitar bombas sobre as cidades onde muitos civis moram não é criminoso? Os soldados das tropas vencedoras podem estuprar as mulheres do país inimigo? Ouvimos muito menos sobre as coisas violentas que os vencedores cometeram em relação àquelas que os fracassados cometeram. Porquê? Porque ninguém quer que conheçam a verdade inconveniente. Ninguém conta  as coisas vergonhosas que cometeu a sua namorada ou seu namorado no início.  Os vencedores de guerra podem escrever a história do país em favor deles próprios. É natural que haja muitas verdades inconvenientes ocultadas na história do país.

 

Por que motivo o Japão conseguia avançar a indústria tão rapidamente? Alguns amigos estrangeiros mo perguntam às vezes. Os japoneses são estudiosos? Esta era uma razão, mas não era a principal. A sorte que o Japão tinha era a razão principal, eu acho. 

 

Há uns 170 anos, os norte-americanos quebraram o Isolacionismo do Japão, mostrando os navios armados modernos daquela altura. Um tratado comercial foi ratificado entre os EUA e o Japão sucessivamente. Por os EUA terem tido tropas fortes, decidir a taxa de alfândega não esteve à disposição do Japão, que estudámos na escola. Recentemente conheci a cláusula original sobre este assunto, através de um livro. 

“Five years after the opening of Kanagawa. the import and export duties shall be subject to revision if the Japanese government desires it.”  

“Cinco anos depois da abertura do porto de Kanagawa, as taxas de alfândega sobre a importação e a exportação devem ser sujeitos à revisão, se o governo japonês desejar. ”

Ela surpreendeu-me. Ela é totalmente diferente do que estudei na escola. E os norte-americanos do século 19 não estavam tão ameaçadores que a ponto de fazerem os países menos fortes confirmarem as condições inconvenientes.

Por que estava ela escondida?

 

Quando os navios armados norte-americanos chegavam ao Japão nos meados do século 19, o povo japonês ficou dividido em dois grupos ideologicamente. Negócio internacional e pacífico ou matar entre quem entrar no Japão vindo da fora. Os agricultores, os pescadores, os comerciantes e muitos Samurais pertenceram ao primeiro grupo. Na verdade muitos deles viviam inocentemente sem opiniões políticas. Ou seja, eles não ficavam acostumados a assuntos internacionais. 

 

A chegada dos norte-americanos foi tão súbita que uns Samurais se tornaram ultra-nacionalistas : Ninguém  pode entrar no Japão do exterior. Se entrar, ele deverá ser morto. Este pensamento ia divulgando-se pelo Japão, como se fosse um câncer.  Finalmente, eles cometeram assassinatos e matanças a os estrangeiros. Naturalmente a Inglaterra, a França, a Holanda  e a Rússia manifestaram reclamação, solicitando revisões sobre as alfândegas. No final a taxa de alfândega sobre a importação ao Japão baixou de 20 % para 5 %, e foi tão baixa quanto aquela ratificada no tratado de Nanquins entre a China e a Inglaterra depois da Guerra do Ópio. 

 

Os impostos alfandegários ocupavam muito do orçamento nacional naquele época. Os EUA imponham 20 % de imposto sobre a importação e eles ocupavam uns 70 % do orçamento nacional deles no século 19. Portanto eles conseguiam proteger a indústria doméstica dos produtos baratos Ingleses e realizar a revolução industrial. 

 

Então, porque “a revisão sobre a alfândega estava à disposição do Japão” não é estudado nas aulas escolares? Porque o grupo liderado pelos Samurais o ultra-nacionalismo conquistou o governo daquela época que tinha conseguido chegar ao acordo imparcial sobre a alfândega com os EUA. O governo do monarca de Tokugawa era tão poderoso que aquele do ultra-nacionalismo conseguiu conquistar facilmente. Porque eles conseguiram conquistá-lo? Porque os ingleses os apoiaram financeiramente, fazendo-os conhecer o poder da civilização europeia profundamente. E era favorável para os ultra-nacionalistas governarem o Japão também. E o novo governo oficial do Japão tornou-se obediente à Europa e aos EUA. Naturalmente o apoio financeiro pelos ingleses não é dito nas aulas da História. 

 

Se o governo de Tokugawa tivesse aniquilado o vandalismo que estava a propagar -se pelos Samurais, o Japão poderia ter finalizado a revolução  industrial tão rapidamente como os EUA e mais rapidamente do que a Rússia. E eles não deveriam ter oposto o Japão economicamente. O Japão deveria ter perdido uns 30 anos e muitas vidas. 

 

Quanto à pergunta frequente dos estrangeiros “Por que conseguia  o Japão avançar a indústria tão rapidamente? “, embora o ultra-nacionalismo dominasse o Japão infelizmente, ele tinha a tecnologia mais avançada do mundo no século 19. Era a seda, que era o produto mais exportado do Japão e suportava a economia japonesa até ao início do século 20, quando o Japão recuperou o direito da revisão sobre a taxas da alfândega finalmente. A seda foi uma sorte para o Japão, 

 

Graças ao estudo recente do revisionismo, estão a ser esclarecidas as coisas violentas que os vencedores da 2da Guerra Mundial cometeram. O revisionismo está a tirar a casca mais exterior da história. Mas tenha cuidado! Aparece o ultra-nacionalismo que se propagava no Japão entre o fim da era do Samurai e a 2da Guerra Mundial. Talvez muitos japoneses estejam fascinados pela história luzente em que  a revolução industrial se realizou dentro de umas décadas e o Japão venceu na Guerra conta a Rússia. Mas tenha cuidado com o ultra-nacionalismo ocultado. Ele está violento, deverá estar tão violento quanto o comunismo ou tornar-se-á mais violento. Não se esqueça de que a História é  escrita em favor dos vencedores.