A Respiração do Yoga (ポルトガル語)

Os elementos básicos da respiração do Yoga são os seguintes: inspirar e respirar pelo nariz, fazer a respiração abdominal e respirar devagar.  Continuo a dizê-los aos meus alunos de Yoga tão constantemente quanto puder . Mas a respiração do Yoga ( Pranayama ) é bem difícil de dominar. Eu respiro entre 2 e 3 vezes por minuto. No entretanto, continuo a praticá-la esperando que eu consiga respirar mais devagar. 

 

Então, dizem que as pessoas que estão mais vulneráveis ao cornavírus são aquelas que têm outras doenças relacionadas com o estilo de vida como as diabetes, a hipertensão arterial e etc. O vírus causa a pneumonia aos infetados e mata-os. Em outras palavras, a pneumonia deverá ser  causada por não conseguir respirar corretamente nem  profundamente. Porque o Pranayama é difícil? Porque o seu núcleo não está bem forte, eu acho.

Em geral, quanto mais idoso for, mais fraco estará o núcleo e menos profunda estará a respiração. Se os idosos não estiverem habituados a praticar algum desporto, a respiração estará muito menos profunda. Eles devem estar sujeitos ao risco da aspiração. 

 

Os pulmões não têm músculo. Portanto os músculos vizinhos ajudam-nos em absorver e emitir o ar. A respiração torácica é aquela na qual os músculos da região torácica se movem para respirar. Enquanto a aspiração abdominal é aquela na qual os músculos da região abdominal se movem. Naturalmente pratique quem praticar o Yoga faz a respiração abdominal. Mas todos os praticantes não conseguem fazê-la completamente. Se o núcleo estiver fraco, tanto os músculos abdominais quanto os torácicos se moverão juntamente para respirar. Observe a respiração de um Yogi (pode observá-la no Youtube.)  e saberá que o tórax dele não se move. E compare-a com a sua. Se o tórax se mover junto com o abdómen, o seu núcleo deverá estar fraco. Ou seja, a respiração será mais profunda, se excitar o núcleo.     

 

O músculo mais usado para a  respiração abdominal é o diafragma. Contudo, os músculos vizinhos devem estar bem fortes para que o diafragma dê o maior movimento possível.  Quem treinar o núcleo está com o motivo de desenvolver as habilidades de desporto. E treinar o núcleo é importante para a respiração também.

 

Aconselho que pratique a respiração do Yoga em casa nos modelos seguintes:

Inspira 4 segundos e respira 8 segundos. 10 vezes.

Inspira 5 segundos e respira 10 segundos. 10 vezes.

 

Observe o ponteiro dos segundos. O relógio de coração corre mais rápido. Se praticar na frente do espelho, poderá saber se o tórax se move. 

 

Se estiver habituado a 5 e 10 segundos, a sua respiração será 4 vezes por minuto. 

 

Pratique o Yoga e o Pranayama e vença o vírus. 

 

 

Palavras 

a respiração abdominal   f   腹式呼吸

as diabetes f 糖尿病 (*複数形です)

a hipertensão arterial  f 高血圧

a pneumonia  f  肺炎

a respiração torácica  f  胸式呼吸

o núcleo  m  体幹

o diafragma  m (注) 横隔膜 

o tórax  m 胸部

o ponteiro dos segundos m 秒針