Economizar a Energia

Os preços dos combustíveis e da eletricidade estão a subir sem parar. As maiores companhias da eletricidade solicitam ao governo uma subida de preço da eletricidade por 30%. Uma família terá de pagar entre 3 e 4 mil ienes mais por mês, se ele a aceitar. 

 

A energia, no entanto, deve ser economizada embora os preços dela não estejam a subir. E ela deve ser economizada sem sacrificar a qualidade da vida e as coisas que se quer fazer. Não vivemos para economizar mas para desfrutar da vida. 

 

Há três coisas que faço para economizar a energia. Elas são dormir mais cedo, comer menos e exercitar. Os méritos delas são bem conhecidos do ponto de vista da saúde. Contudo, vou analisá-los do ponto de vista da energia.      

 

Quando estiver acordado, gasta-se a energia. Deito-me às 9 da noite em geral e levanto-me às 6 da manhã no inverno. (às 4 ou 5 no verão) Está tão frio e tão escuro ainda às 5 da manhã no inverno que não me consigo levantar. 8 horas são necessárias para dormir pelo menos. E é importante dormir quando estiver mais frio e mais escuro de dia para economizar a energia

 

Segundo uma pesquisa estatal sobre a obesidade, uma terça parte da população masculina com 30 anos de idade ou mais e uma quarta dela feminina com a mesma idade pertencem ao grupo obeso cuja incidência da massa corporal ( BMI) é 25 ou maior. 3 refeições por dia são demasiadas para as pessoas modernas que se movem muito menos em comparação com elas do passado. Além disso, elas viveram com duas refeições por dia. Duas refeições por dia são suficientes. Quanto menos comer, menor energia se gastará não só para fazer a comida, mas também para a digerir no corpo. Dizem que uma refeição necessita tanta energia para ser digerida como correr uma Maratona.       

 

Quanto ao exercício, os músculos produzem-se no corpo, se praticar o exercício ou algum desporto constantemente. Os músculos produzem calor. Se estiver com mas músculos, podrá rebaixar a temperatura do ar-condicionado. E exercite-se fora de casa. Senão, o ar-condicionado e a lâsmpada estarão ligados. Será melhor sair de casa não só para se exercitar, mas também para fazer algumas atividades.         

 

Se se deitassem cedo, comessem menos e exercitar-se, as pessoas modernas estariam contentes? Eu estou, sim. 

Muitas pessoas desfrutam da vida noturna. Fraternizar com amigos de noite será bom às vezes. Mas quanto mais darde se deitarem, mais tarde se levantarão. No entanto, seja quem for se  sente confortável quando se levantar cedo. Quanto à comida, quanto mais fome tiver, mais deliciosa será. Enquanto comer três refeições por dia, uma refeição vem mesmo que não tenha fome ainda.  Segundo uma outra pesquisa estatal sobre o exercício, dois terços da população não se exercitam constantemente. Talvez quem se exercita se possa sentir confortável como se levantar cedo. A vida saudável é económica.