O Jejum (ポルトガル語)

Ando uns 100km de bicicleta e nado uns 4km por semana, além da prática diária do Yoga. Precisamente, habituei-me a andar e nadar antes do contágio da Covid-19. Por causa dela não posso. Mas como tanto como antes. Engordei naturalmente. Engordar pela Covid! 

 

O que faço para emagrecer é saltar o pequeno-almoço, então. Comecei a fazer isso a partir do início de Junho. Precisamente, faço um intervalo de um mínimo de 16 horas entre o jantar e o almoço. Acabo o jantar antes das 20 e começo o almoço ao meio-dia ou depois.

 

Gosto de assistir aos programas tanto sobre o Yoga como sobre a saúde no YouTube. Alguns sobre o jejum apareceram na lista dos vídeos que talvez  gostasse. Assistí a alguns. Ees explicaram o “Autophasy”, que foi o estudo do cientista japonês Yoshinori Osumi que ganhou o Prémio Nobel de Fisiologia em 2016. “Auto” é auto, e “Phasy” quer dizer “comer” em grego. Os seres fazem o metabolismo 

 

O metabolismo é feito usando a proteína que os seres comem. Além disso, eles usam os produtos derivados das células velhas para renovar as novas também. Este mecanismo é o “Autophasy”. Os seres comem os seus próprios corpos. 

 

O Autophasy, no entanto, não funciona enquanto não estiver com fome. Precisamente, ele funciona depois de a energia reservado no fígado ( o Glykogen ) estar esgotada. Segundo o Sr. Osumi, demora umas 12 horas para o Glykogen estar esgotado desde a última refeição. E necessita-se de um mínimo de 4 horas o “Autophasy” funcionar bem. Este é a razão pelo qual faço um intervalo de 16 horas ou mais entre as comidas. 

 

Porquê o Autophasy, então? Se comermos demasiadamente, os produtos derivados das células velhas não serão usados para as renovar mas ficarão deixados no corpo, especialmente no sangue. Esta situação provoca muitas doenças como as diabetes, a demência, a alta pressão sanguínea e outras. 

 

Os méritos do jejum, no entanto, são bem sabidos tanto para a saúde quanto para a estética. Os que praticaram o jejum comentam assim: “Emagreci.”  “A pele tornou-se mais suave.” “As  manchas desapareceram da pele.” “Os cabelos brancos tornaram-se pretos.” “O cabelo cresceu.”   e etc. Quanto mais saudável, mais jovem parecerá

 

Mas poucas pessoas são tão corajosas para fazer o jejum, embora que outrem saibam bem os méritos dele. Há comidas bem acessíveis. Outros membros familiares comem. Estão a morrer de fome... Como consegue enganar o estômago? Há uns sítios nos quais queira quem quiser pode dedicar-se ao jejum. Não há comida. Ninguém come lá. Mas tem de pagar. Pagar para comer nada! Uns 100 euros por dia! 

 

Bom, aconselho que assista aos vídeos do YouTube sobre o jejum. Os que praticaram o jejum comentam os méritos. Deverá ficar incentivado.

 

Fico na quarta semana desde que comecei o jejum de 16 horas. A partir da terceira semana tenho 2 dias de 1 refeição por semana. Emagreci mais do que antes da quarentena. E fico a aguentar o fome. Cada dia mais. Pelo contrário, fico cansado se comer. A digestão precisa de energia