As Coisas Desnecessárias(ポルトガル語)

Por causa do Coronavírus, foi solicitado a muitas pessoas estiveram estarem em casa exceto aquelas necessárias para manter a sociedade como os médicos, os enfermeiros, os camionistas, os funcionários públicos e etc. Por outro lado, por causa do vírus, algumas coisas são reconsideradas desnecessárias enquanto as pessoas estavam em casa. Um exemplo é a deslocação diária. Muitos trabalhos podem ser feitos tanto no escritório quanto em casa devido à tecnologia informática. Naturalmente, isto não pode ser no banco e na prefeitura para manter a informação dos clientes e dos cidadãos segura. Eu, no entanto, tenho a certeza  de que o teletrabalho se vai divulgar bem depois de a quarentena acabar, porque ele tem muitos méritos tanto para as empresas quanto para os empregados.  

 

O que é mais desnecessário é a Televisão. Eu achava-a desnecessárias antes do Coronavírus. Mas penso que é mais desnecessária do que antes. Não só a TV, mais também o jornalismo e outros meios de comunicação dão mais luz aos aspetos negativos dos assuntos do que aos positivos. Se se lembrar da Profecia de Nostradamus que viveu no século 16, perceberá que as os intelectuais sucessivamente têm deixado as pessoas ameaçadas pela historia humana. Ou seja, quanto mais trágico o artigo for, mais atenção chamará.

Nas décadas 70 e 80 os meios de comunicação diziam que o petróleo se esgotaria dentro de uns 40 anos. Eles acusam o gás carbono oxigénio do aquecimento global.  Verdade?   

 

O Coronavírus é um dos materiais melhores para os meios de comunicação procurarem os aspectos negativos. Os comentários da TV são os seguintes: 

  • “O Coronavírus infeta menos em relação à semana passada. Mas temos de continuar a cuidar-nos. Ou ele tornar-se-á “pandemia” de novo. “
  • “A economia está morta enquanto as pessoas estiverem em casa. Portanto o governo deve ajudar as pessoas financeiramente. “
  • “Muitos positivos estão ocultados. Por isso a capacidade do diagnóstico deve ser ampliada.”
  • “O vírus transforma-se tão rapidamente que a vacina não pode ser inventada.” 

 

Mas eu espero comentários positivos como:

“Os seres humanos têm conquistado muitas doenças. E o Coronavírus deverá ser conquistado com certeza. Não precisamos de preocupar-se demasiadamente”

 

Há uns 10 anos deixei de comprar jornais. Devido à internet posso ler os artigos principais sem pagar. Penso que poucas pessoas ficam com vontade de pagar  jornais cuja opinião está mal polarizada. Mas quanto à TV, não consigo abandoná-la, porque ela é um lazer de família. Na verdade, gosto de alguns programas, mas não gosto dos de notícias, que ocupam 70 % do calendário da TV. Por maior que tente de não assistir à TV, ela está ligada enquanto alguém estiver na sala. E há possibilidade de se contaminar com o pessimismo. 

 

Se pudesse deitar o televisor no lixo, poderia economizar o imposto para  a emissora nacional.