Elogiar

Elogiar

 

Ninguém se aborrece quando  o/a elogiarem.  Elogiar faz  tanto um indivíduo quanto a sociedade feliz. Quanto mais elogios ouvirmos na sociedade em que vivemos, mais feliz nos sentiremos.  Mas ouvimos mais reclamações, queixas, críticas e opiniões negativas do que os elogios e os louvores. Os partidos oposicionistas políticos sempre criticam o governista. Ouvimos e lemos poucas notícias favoráveis ao governo nos jornais e nos programas de televisão. Nunca li artículos favoráveis ao governo do Sr.Trump nem ao do Sr. Abe do Japão. Portanto o Sr.Trump chama as médias Fake News. 

 

Elogia teu marido ou tua esposa e teus filhos? Os japoneses elogiamos menos do que os europeus, eu acho. O que é pior é dizer mal de uma pessoa a outrem. Ouço frequentemente assim:

 

Tão feliz es tu! Teu marido lava a louça depois da comida! O meu nunca faz os trabalhos domésticos!

 Teu filho é estudioso! Meu filho estuda pouco em casa mas joga o video game todo dia!

Se não te importares que eu diga a verdade, não gosto dele.....

 

Não queremos dizer as críticas directamente, para manter as relações pessoais. Mas os problemas não se resolverão, ainda que digamos as reclamações às pessoas terceiras.  O que desejamos é que o marido faça alguns trabalhos domésticos e os filhos estudem mais. O que temos de fazer, então? Elogiar! Qualquer coisa tem tanto os aspectos bons quanto os maus. Ninguém está de bom humor se o/a criticarem no primeiro lugar. O elogio deve ter a prioridade e depois digamos o que queremos que el /ela faça. Talvez aceite o aconselho.