Godzilla Minus One

Um filme japonês “Godzilla -1.0 ( Minus One) ” é um grande sucesso não só no Japão mas também no mundo. Ele continua a ser um dos filmes mais populares dos EUA ( dentro dos top 5 ) a partir do início de Dezembro quando o lançaram nos EUA e as rendas que ele produziu nos EUA ( 1 milhão de dólares )são maiores do que as que produziu no Japão (0.5 milhão ). E os teatros que vão o projetar estão a aumentar e muitos videos que tratam de “Godzilla -1.0” circulam pela internet em vários idiomas ( japonês, inglês, espanhol, português e etc.).  Enquanto os meios de comunicação tratam pouco do golpe mundial do Godzilla, e tratam demasiadamente do beisebolista Shohei Otani que fez um contrato de 1 milhão de dólares por 10 anos com os Dodgers de Los Angeles. Talvez os idosos que não se habituam a usar a internet não conheçam o sucesso global do Godzilla

 

Por que motivo “Godzilla -1.0” impressiona muitas pessoas no mundo? Os videos da internet analisam-no bem. Mas eu queria analisá-lo do meu ponto de vista, incluindo”Por que razôo os meios de comunicação tratam pouco dele?” 

 

Foi nos anos de 1945-46 quando o Godzilla apareceu no Japão no “Godzilla -1.0”. O Japão estava tão destruído que o governo não conseguiu conquistar o Godzilla, por causa da guerra. E os EUA que governavam o Japão naquela altura não ajudaram o Japão, dizendo que eles estavam tão ocupados para lutar na Guerra Fria. Quem conquistou o Godzilla? Os que o conquistaram foram uns ex-soldados japoneses que tinham lutado na 2a Guerra Mundial. Eles não foram solicitados mas o que os fez lutar contra o Godzilla foi o receio de crise no qual as famílias e o país deles desapareceriam se ninguém lutasse. O protagonista Shikishima sentia-se envergonhado, percebendo que teria resgatado uns colegas dele se tivesse lutado mais corajosamente. Encontrei algumas semelhanças entre a situação onde moramos e o filme. Os governos não são credíveis nem acredito neles.    

 

Segundo as pesquisas recentes pelos meios de comunicação, 40% dos norteamericanos estão a favor do governo de Biden e 28 % dos japoneses estão a favor do governo de Kishida. Os cidadãos estão a sofrer com a inflação por causa da guerra. Os governos não os ajudam financeiramente mas solicitam que eles paguem mais impostos, dizendo que necessitam de financiar os ucranianos. Uma outra guerra começou na Palestina. Os meios de comunicação dizem que a voracidade tirânica causa guerras. Mas percebo que guerras acontecem porque elas produzem lucros. O Complexo Militar-Industrial deve ter ganhado demasiadamente. Não só eu, mas também muitas pessoas devem perceber assim. É natural que os políticos obedeçam os patrocinadores deles. Os meios de comunicação também. Os índices da aprovação do governo que eles publicam parecem tão reais que poucas pessoas duvidam deles. Os actuais, no entanto, devem ser muito mais baixos. Por isso eles não tratam de “Godzilla -1.0” em que nenhum governo é corajoso. 

 

Então, dizem que “Godzilla -1.0” será nomeado para o Prémio Academy. Ele ganhou alguns prémios de filme nos EUA já. Mas ele ganhará no Academy? Não foram os norteamericanos nem o governo dos EUA mas cidadãos japoneses que conquistaram o Godzilla. Continuo a manter a atenção a este filme.