A Época dos Samurais

Uma época  pacífica durou uns 260 anos a partir de 1600 no Japão depois de uns 130 anos de guerra. O país foi governado pelo monarca de Tokugawa, que transferiu a capital para Edo (Tóquio). Por isso, a época chama-se a época Edo, oficialmente. Ela, no entanto, tem um outro nome de “Paxtokugawna” em relação à Paxromana durante o qual o Império Romano tinha mantido uma época pacífica tão longa como aquela de Tokugawa. Por que o monarca de Tokugawa conseguia manter um período pacífico tão longo? 

Porque as tropas de Tokugawa eram as mais fortes do mundo daquela altura como as do Império Romano. 

 

Duas políticas para que o monarca de Tokugawa governasse o país pacificamente, que percebo, são:

  1. Bloquear o país da influência dos outros países-> O Isolacionismo 
  2. Satisfazer a população economicamente sem negócios com outro país ->A Economia Doméstica      

 

  1. O Isolacionismo   Antes da época de Edo, os europeus (os portugueses e os espanhóis )tinham vindo ao Japão com o motivo de propagar o cristianismo.  Eles eram amigáveis com os japoneses no início e os japoneses gozavam das coisas europeias que eles trouxeram para o Japão. Quanto mais profunda fosse a amizade entre os dois, mais cresceria a preocupação no governo japonês daquela época. O xintoísmo no qual  os japoneses acreditam é politeísmo. Enquanto o cristianismo é monoteísmo como o islamismo e o comunismo, que não aceitam outros valores cultuais excepto aqueles da própria crença. Portanto, aconteceram muitas guerras e conflitos pela história humana como o Jihado, a Cruzada, a Revolução Soviética, a Revolução Cultural da China e etc.  Foi depois da época de Edo quando a Revolução Soviética e a Revolução Cultural da China aconteceram, mas o governo japonês daquela época temia que a diferencia entre as duas crenças provocasse catástrofes. Actualmente algumas pessoas que se tornaram a serem cristãs tinham cometido a destruição dos santuários e dos templos de Budismo no Japão.  Os países estrangeiros teriam entrado no Japão, se não tivesse tido tropas tão fortes como as dos estrangeiros, por mais que o governo quisesse que nenhum estrangeiro entrasse no Japão. Na verdade, nenhum país europeu tinha tantos fuzis como o Japão na aquela altura. O Japão tinha copiado muito mais fuzis que um certo país europeu pudesse produzir desde que os portugueses o primeiro fuzil levaram para o Japão nos meados do século 16.  
  2. A Política Económica  Havia uns 30 milhões de habitantes no Japão na época de Edo. Como satisfazer o povo japonês sem negócios com estrangeiros era um outro problema para o monarca. Ou seja a Economia Doméstica (1)Arroz               A produção agrícola aumentou durante a época pacífica. Especialmente muitos campos de arroz foram cultivados e a economia japonesa era fundamentada sobre o arroz, que era pago a os Samurais como salários. E todo o arroz produzido dentro do Japón estava reservado num certo lugar (a bolsa de Osaka ) para quotizar o preço comum . Este sistema do mercado funcionava para tranquilizar os preços dos outros produtos. E reservavam o arroz por 3 anos em geral e comiam o mais antigo do que reservavam, para que não lhes faltasse a comida no caso de fomes.                                                                                                                                                                           (2)O Ambiente    Não se comia carne nem porco durante a época. A indústria pecuária não era aconselhada. Ela não é boa. Digo-no não só porque sou vegetariano, mas também porque ela prejudica o ambiente abusando mais terra do que a agricultura para produzir uma certa quantidade de comida.                                                                                Quanto à silvicultura, ela foi bem controlada pelo governo para que as selvas não ficassem descascadas.                                                                                                                (3)Como Expandir a Economia Doméstica      Uma de das expressões usadas constantemente durante a época é que os habitantes de Edo não deixam dinheiro para manhã. Enquanto nenhuma população do mundo economiza más dinheiro do que os japoneses actuais. O pensamento sobre o dinheiro é muito distinto. Um dos sistemas para expandir a economia doméstica,  (ou seja para que as pessoas gastassem mais dinheiro) era assim: Havia umas 200 províncias no Japão. Cada chefe provincial tinha que ir a Edo cada 2 anos e ficar em Edo por um ano completo. Do ponto de vista do monarca de Tokugawa, este sistema funcionava para que os chefes não guardassem a força tanto economicamente quanto militarmente para conquistar o governo. Eles lutaram entre eles antes da época pacífica. Do ponto de vista da economia, os chefes gastavam dinheiro tanto em Edo ( Tóquio) quanto nos lugares pelos quais eles passavam entre suas províncias e Edo.

 

As políticas da época de Edo revelaram-se eficazes, algumas mais do que que tinham imaginado. 

  1. Proteção de epidemia         Devido ao Isolacionismo, as epidemias raramente entraram no Japão. Pelo contrário, as civilizações antigas latino-americanas foram aniquiladas pelas epidemias que os europeus levaram. 
  2. O Espírito de Samurai           Os Samurais podiam concentrar em melhorar o espírito, basicamente porque eles não necessitavam de sacrificar seu tempo para lutar, parcialmente porque eles não podiam divertir-se com coisas luxuosas por causa das políticas que tenham que obedecer. Alguns europeus que visitaram o Japão nos últimos anos da época admiraram a maneira de viver de Samurai. “Harakiri” :um jeito de um Samurai admiram  sua culpa.